Sem a licença, o seu
estabelecimento pode ser impedido de abrir as portas. Por isso, fique atento às
nossas dicas
Você
está iniciando seu negócio próprio e está em dúvida sobre a necessidade da
licença da Vigilância Sanitária? Então, confira neste post todas as informações
que você precisa.
Em primeiro lugar, é bom
frisar que a licença da Vigilância Sanitária é concedida a empresas que exercem
determinadas atividades. A licença confirma que o estabelecimento comercial atende às normas de saúde
pública e sanitária do município.
A legislação pode variar de
um município para outro, mas basicamente ela exige cuidados gerais de saúde
pública. Portanto, a penalidade também é variável.
É bom ficar atento, pois se
a sua atividade é obrigada a ter alvará de Vigilância Sanitária e você não tem
este documento, pode ser impedido de trabalhar.
Como saber
se a minha atividade econômica precisa deste alvará?
O primeiro passo para saber
se o seu empreendimento, por menor que seja, precisa de alvará da Vigilância
Sanitária, é consultar qual é o seu código de CNAE (Classificação Nacional de
Atividades Econômicas). Você pode fazer isso utilizando o seu CNPJ na página da
Receita Federal.
Com o número do CNAE em
mãos, você deve ir à prefeitura da sua cidade e checar os documentos
necessários para o seu negócio funcionar em acordo com a legislação
municipal.
Mas, para adiantar,
trouxemos aqui uma lista de alguns estabelecimentos que precisam da licença da
Vigilância Sanitária. Lembre-se que podem haver outros. Confira:
·
agrotóxicos;
·
alimentos;
·
cosméticos;
·
embarcações;
·
farmácias e drogarias;
·
insumos farmacêuticos;
·
medicamentos;
·
portos, aeroportos e fronteiras;
·
produtos para a saúde;
·
saneantes;
·
sangue, tecidos e órgãos;
·
tabaco.
Quais
documentos são necessários para obter o alvará da Vigilância Sanitária?
Como foi dito, as regras se
alteram de município para município. Mas, basicamente, elas se mantêm em alguns
pontos. Logo, você precisará dos seguintes documentos para obter o
alvará:
·
Cópia CNPJ;
·
Inscrição estadual;
·
Comprovante de endereço;
·
Cópia RG e CPF do responsável legal;
·
Cópia RG e CPF do responsável técnico;
·
Cópia da carteira do conselho de classe do responsável
técnico;
·
Cópia do Contrato Social.
Assim, aguarda-se a vistoria
da Vigilância Sanitária, a adequação do projeto (se for necessário) e a
liberação do alvará.
Qual é o
tempo de duração do alvará da Vigilância Sanitária?
Na maioria das prefeituras,
o prazo de renovação do alvará da Vigilância Sanitária é de um ano após a
liberação do primeiro documento.
Sendo assim, o pedido deve
ser feito com antecedência, que pode ser de até 60 dias antes do vencimento. Os
técnicos da Vigilância Sanitária analisam o documento e fazem uma nova visita
(se for o caso).
Conclusão
Em suma, como você viu, é
preciso obter o alvará da Vigilância Sanitária para desenvolver suas atividades
mostrando que o estabelecimento está de acordo com as normas de saúde e
higiene.
Porém, nem sempre os
empresários têm tempo livre para fazer essa pesquisa documental e reunir toda a
papelada. Além disso, o projeto precisa estar em harmonia com a prefeitura.
Nesse sentido, se você não
está em dia com a Vigilância Sanitária do seu município, fale com alguém da
equipe da Oliveira & Lemos Assessoria Imobiliária.
Além da regularização de
documentos referentes ao imóvel, também atuamos com a regularização do seu
empreendimento perante a Vigilância Sanitária.
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