Este documento deve ser obtido como um pré-requisito para o processo de licenciamento da Vigilância Sanitária para determinadas atividades
Se você é empreendedor, já deve ter se perguntado o que é
LTA. A sigla significa Laudo Técnico de Avaliação. Ele é um pré-requisito para
a obtenção da licença da Vigilância Sanitária. Sendo assim, é indispensável
passar por esse processo.
Acompanhe agora a definição do que é LTA: é o documento
emitido pela Vigilância Sanitária com o objetivo de garantir a prévia adequação
das edificações das empresas com atividades de interesse da saúde, antes de dar
sequência ao processo de licença sanitária.
Uma empresa que já possui a licença, mas passa por uma
reforma ou ampliação, deve atualizar o LTA. Enfim, o estabelecimento deve
comunicar a Vigilância Sanitária e, então, aguardar o andamento do processo de
um novo LTA.
Em quais atividades ele é exigido?
Atividades econômicas ligadas à saúde, como clínicas médicas
e consultórios odontológicos, devem apresentar o LTA para obter o licenciamento
sanitário.
Mas, além disso, estabelecimentos que atuam com:
- Fabricação;
- Distribuição;
- Fracionamento;
- Embalagem;
- Transporte com armazenamento de produtos ligados à saúde;
- Prestação de serviços na área de saúde, como clínicas, consultórios, hospitais, laboratórios, entre outros.
O processo de montagem do projeto é complexo, pois é preciso
consultar a legislação a respeito do CNAE (Cadastro Nacional de Atividade
Econômica) do respectivo empreendimento.
Como ele é feito?
Como você viu, o LTA é o Laudo Técnico de Avaliação,
portanto, o processo visa descrever tecnicamente a edificação e a atuação da
empresa atendendo a critérios estabelecidos pela atual legislação.
Sendo assim, o projeto se baseia em detalhes, como:
- Plantas;
- Cortes;
- Coberturas;
- Fluxos;
- Cálculos de ventilação;
- Iluminação;
- Descrição do espaço;
- Memorial de projeto;
- Memorial de atividade;
- Memorial sanitário.
Em suma, para você entender o que é LTA, compreenda que ele
é como uma planta fluxograma, no qual dados técnicos do prédio são avaliados
pela Vigilância Sanitária.
Quais documentos apresentar para obter o LTA?
O principal objetivo do LTA é padronizar edifícios com as
mesmas normas do Ministério da Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS).
Dessa forma, entre os documentos a serem apresentados estão:
- Memoriais descritivos do projeto;
- Descritivos da obra;
- Descritivos das atividades que serão realizadas no prédio;
- Cópia da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou cópia de RRT (Registro de Responsabilidade Técnica).
Afinal, entre os seus dois principais objetivos estão:
- Garantir a adequação física-funcional de todas as
edificações destinadas a qualquer área da saúde.
- Melhorar o procedimento de avaliação, valorizando a transparência
e a eficiência no processo.
Conclusão
Você viu neste post um pequeno resumo do que é LTA. Então
agora trazemos uma boa notícia: você não precisa fazer o seu LTA sozinho, pois
é preciso ter uma assessoria completa para não errar nenhum detalhe que vá
atrasar a sua obra. Nesse sentido, a Oliveira & Lemos possui vários
clientes nesta área e conhece as peculiaridades da legislação.
Venha bater um bate-papo com a gente. O nosso endereço
físico e nossos contatos podem ser consultados no Instagram da Oliveira &
Lemos.
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